Soluções BPI exportação Segura

Soluções BPI Exportação Segura


 

Com o objectivo de apoiar as empresas exportadoras, o BPI desenvolveu a oferta BPI Exportação Segura, que consiste num pacote de produtos que agrega soluções de apoio à exportação, de financiamento e de cobertura de risco, especialmente dirigido a:

 ♦ Empresas que estão a exportar pela primeira vez ou que exportam pontualmente;

 ♦ Empresas que vão exportar para novos mercados e/ou para novos Clientes. 

 Para cobertura de risco, o BPI disponibiliza, entre outras soluções, o Seguro de Créditos Operações Exportação BPI-COSEC, a única solução de Seguros de Crédito em Portugal que cobre o risco de cobrança para uma transacção individual. É um produto inovador e exclusivo do BPI, que vem completar a oferta BPI dirigida às empresas exportadoras.

 

Exporte connosco e em segurança para todo o mundo.

  


 

1. Seguro de Créditos para Operações de Exportação


 

Oferta única e inovadora em Portugal, exclusivamente comercializada pelo BPI, que permite a cobertura de risco de cobrança em operações de exportação pontuais, factura a factura. Com esta solução, poderá iniciar exportações para novos mercados ou para novos clientes com a cobertura de risco de cobrança, negócio a negócio.

Vantagens:

 ♦ Cobertura do risco de não pagamento em operações pontuais de exportação, sem necessidade de garantir toda a carteira de Clientes;

 ♦ Maior segurança nas transacções comerciais para o mercado externo, permitindo alargar o acesso a novos mercados e novos Clientes;

 ♦ Facilita o acesso a soluções de financiamento e à antecipação de receitas de exportação.

Para além do Seguro de Créditos para Operações de Exportação BPI-COSEC, o BPI disponibiliza a Linha de Seguros de Crédito Fora da OCDE, uma solução da COSEC para empresas que exportam ou vão exportar para países de risco político.

 

Segure as suas exportações, factura a factura.

 


 

2. Linha de Seguros de Créditos à Exportação Fora da OCDE


 

Linha de seguro de créditos à exportação da COSEC para a cobertura de operações susceptíveis de beneficiarem de garantias do Estado. Este seguro destina-se a operações de exportação de bens e serviços, com incorporação nacional, para montantes mínimos de 20 mil euros e com um período de crédito até 2 anos.

As operações de exportação abrangem todos os países fora da OCDE, bem como a Grécia, a Turquia, o México, o Chile e a República da Coreia.

Vantagens:

 ♦ Permite às empresas cobrir o risco de não pagamento e o risco político em operações pontuais de exportação;

 ♦ Maior grau de segurança nas transacções comerciais para países de risco político, permitindo alargar o acesso a novos mercados e novos Clientes;

 ♦ Acesso a um serviço profissional e especializado de análise de risco de crédito e de cobrança e recuperação de dívidas para o mercado externo, a partir do relacionamento com Banco BPI.

Estes dois Seguros de Créditos complementam as restantes ofertas da COSEC, nomeadamente: Seguro de Créditos, Seguro Caução e Seguros com Garantia do Estado (como sejam o Seguro de Créditos Export-Investe para países da OCDE e a Linha de Coberturas para Angola).

Além dos Seguros de Créditos para Operações de Exportação, o BPI Exportação Segura inclui várias soluções de Comércio Internacional com condições muito atractivas. Caso a sua empresa seja PME Líder ou PME Excelência poderá usufruir de descontos, face ao preçário base praticado pelo BPI.

 


 

3. Créditos Documentários de Exportação


Com este produto, o exportador:

 ♦ Garante o pagamento da mercadoria pelo importador, desde que cumpridos rigorosamente os termos e condições da carta de crédito;

 ♦ Poderá antecipar as receitas de exportação, através do desconto dos documentos apresentados ao abrigo do Crédito Documentário.  

 


 

4. Remessas Documentárias de Exportação


 

Enquadram-se no BPI Exportação Segura se as exportações estiverem abrangidas por Seguro de Créditos COSEC (seja pela adesão ao novo Seguro de Créditos para Operações de Exportação, seja pelo endosso da apólice de Seguro de Créditos já detida pelo exportador).

Com este produto, o exportador:

 ♦ Tem a garantia que o importador só levanta a mercadoria caso este cumpra as instruções recebidas na Remessa Documentária, nomeadamente, contra pagamento ou contra aceite de um título;

 ♦ Poderá antecipar o valor das receitas de exportação. 

 


 

5. Factoring de Exportação BPI


 

Através das soluções de Factoring, a empresa exportadora transfere para o BPI a responsabilidade da cobrança de facturas dos seus clientes estrangeiros. Desde que a cobertura de risco seja prestada através de garantia de crédito emitida pela COSEC (para um conjunto de facturas ou para uma factura pontual) a sua empresa usufrui também das condições associadas ao BPI Exportação Segura.

O BPI é membro do Factors Chain International (FCI) o que permite a realização das operações de cobrança dos créditos das empresas exportadoras num conjunto alargado de países, através das congéneres associadas.

Com o Factoring de Exportação BPI poderá também antecipar o valor das receitas das vendas para o mercado externo.