Início > Notícias > BEI acorda empréstimo com a banca portuguesa para financiar PMEs
BEI acorda empréstimo com a banca portuguesa para financiar PMEs

 

O Banco Europeu de Investimento assinou com a banca portuguesa novas linhas de crédito para apoiar pequenas e médias empresas. O destino destes empréstimos será variado, abarcando projetos de pequena dimensão em várias áreas, apoio ao Investimento Direto Estrangeiro e atividades exportadoras.

 

Para ajudar as empresas que pretendam exportar, BCP, BPI e Montepio acordaram com o BEI uma linha no valor global de 30 milhões de euros. Esta é a primeira tranche de um empréstimo global no valor de 500 milhões de dólares ao abrigo da linha BEI que quer promover a internacionalização de PME na América Latina e Caraíbas através de investimentos das respetivas filiais na Europa, bem como de PME e empresas europeias, com menos de 3.000 trabalhadores, com atividade comercial ou presença na América Latina e nas Caraíbas.

 

Outras linhas contratadas

 

Já o Crédito Agrícola terá acesso a um empréstimo do BEI para aplicar nas áreas da agricultura, silvicultura, pesca, agroturismo e serviços, indústria, ambiente, recursos humanos, investigação e desenvolvimento. Esta linha de empréstimo servirá para financiar até 100 % do custo total dos projetos, com um teto máximo de 12,5 milhões de euros por projeto.

 

Também o Novo Banco contratou uma linha de 300 milhões de euros junto ao Banco Europeu de Investimento. Este empréstimo será especialmente dirigido a empresas com projetos de investimento nas áreas das energias renováveis, proteção ambiental, inovação, infraestruturas, turismo, indústria, serviços e tecnologias de informação.

 

Esta linha de crédito poderá apoiar investimentos até aos 25 milhões de euros sendo que, sob determinadas circunstâncias, pode abranger investimento até aos 50 milhões de euros, desde que enquadrados numa série de áreas, entre as quais os sectores de energias renováveis, proteção ambiental, inovação, infraestruturas, turismo, indústria, serviços e tecnologias de informação.