Início > Notícias > Empresas podem conseguir poupanças de 24% com frotas amigas do ambiente
Empresas podem conseguir poupanças de 24% com frotas amigas do ambiente

 

Ao aproveitarem os efeitos da reforma da fiscalidade verde, as empresas poderão conseguir poupanças ao adquirem viaturas “amigas do ambiente”. Esta redução nos custos pode chegar aos 24% na compra de um automóvel híbrido plug-in; 12% se a escolha for um modelo elétrico e 6% caso o carro use GPL.

 

Neste sentido, serão atribuídos benefícios fiscais às empresas que adquirirem este tipo de frotas. As empresas poderão usufruir de uma dedução no IVA a 100% aquando da compra de veículos híbridos e elétricos e de 50% nos carros que usem GPL. Poderão ainda beneficiar da criação de taxas de tributação autónoma mais reduzidas.

 

Contudo, é preciso ter em atenção que estas vantagens não se aplicam de igual forma a todo o tipo de veículos, variando de acordo com a gama dos automóveis que constituem a frota da empresa. Conclui-se que no segmento utilitário, as melhores opções continuam a ser os modelos a gasóleo, uma vez que a oferta de híbridos plug-in é inexistente e os incentivos não chegam para fazer com que os carros elétricos e os movidos a GPL sejam competitivos. O diesel continua ser a melhor opção para as frotas de comerciais ligeiros.

 

É nos segmentos familiares que se começam a sentir os efeitos destes benefícios que estão em vigor desde 1 de Janeiro de 2015, uma vez que os carros elétricos são apontados como mais vantajosos quando estão em causa familiares pequenos. Já os carros movidos a GPL ou híbridos apresentam melhores vantagens nos modelos superiores.