Início > Notícias > Fundos do PDR incluem 100 milhões de euros dirigidos à inovação agroalimentar
Fundos do PDR incluem 100 milhões de euros dirigidos à inovação agroalimentar

 

Até 2020 os resultados da exploração de patentes e propriedade industrial no setor agrícola e alimentar terão que aumentar 10% ao ano. O objetivo é passar dos atuais 50.000 euros para 97.000 euros na próxima meia década. Neste sentido, o novo quadro comunitário dirigido a estas atividades (PDR 2020) conta com uma verba de 100 milhões adjudicada à inovação. As candidaturas arrancam na primeira quinzena de Maio.

 

Esta estratégia tem como intuito aumentar a produção científica, criar clusters e centros de competência dedicados a produtos concretos e ligar empresas e universidades. As pequenas empresas já se têm dedicado à inovação, lançando novos produtos na área alimentar, através de parcerias com universidades e usando matéria-prima nacional.

 

Para além dos 100 milhões de euros do PDR2020, há 4400 milhões de euros disponíveis no POCI, o Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização, cujo primeiro pilar diz respeito ao reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação.