Início > Notícias > PME terão acesso a nova linha de crédito em Abril
PME terão acesso a nova linha de crédito em Abril

 

Foram assinados, esta quarta-feira, os protocolos relativos à Linha PME Crescimento 2015 e da Linha para Apoio à Revitalização Empresarial.

 

A partir de 1 de Abril, as PME vão poder usufruir de duas linhas de financiamento no valor de 1,45 mil milhões de euros. A primeira, no valor 1,4 mil milhões de euros,  diz respeito à Linha PME Crescimento e a segunda, de 50 milhões de euros, destina-se a empresas que tenham saído de processos especiais de revitalização.

 

A linha de crédito de 1,4 mil milhões será divida em várias rubricas. As micro e pequenas empresas terão acesso a 300 milhões de euros, 800 milhões serão para fundos de maneio e 200 milhões para as empresas exportadoras, mas também haverá 100 milhões de euros para as empresas de elevado crescimento. Por fim, 200 milhões serão reservados para as PME que necessitam de reforçar capitais próprios. 

 

As condições desta nova linha  irão variar de acordo com os níveis de risco das empresas, mas a referência base é a taxa Euribor a seis meses acrescida de um spread de 3,875%. No entanto, as empresas exportadoras irão usufruir, à partida, de um spread ainda mais baixo (3%).